Jales volta a se destacar no Programa Município VerdeAzul e conquista 20ª colocação

Jales conquistou o 20º lugar no Programa Município VerdeAzul, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestutura e Logística do Estado de São Paulo na última quarta-feira, dia 19.

Concorrendo na categoria de 10 mil a 49.999 mil habitantes, com um total de 153 municípios, Jales se sagrou com uma das maiores pontuações, obtendo 82 dos possíveis 100 pontos, e se tornando um dos municípios que foram certificados.

Cabe ressaltar que Jales ocupou no ano de 2022 a 177ª posição - concorrendo com os 645 municípios do estado de São Paulo, e deu um salto para a 20ª posição dentro do seu grupo no ano de 2023.

Este ano foi utilizado um novo ciclo de avaliação, que se iniciou em julho de 2022 e foi até junho de 2023. Nele, os municípios foram divididos em grupos conforme o número de habitantes, sendo o Grupo 1 com municípios de até 9.999 habitantes; o Grupo 2 com municípios de 10.000 a 49.999 habitantes, onde Jales se enquadrou; Grupo 3 com municípios de 50.000 a 99.999 habitantes, Grupo 4 com municípios de 100.000 a 499.999 habitantes e Grupo 5 com municípios acima de 500.000 habitantes.

A premiação foi dividida em três grupos diferentes. Municípios que obtiveram notas entre 40 e 59,99 pontos entraram na qualificação I; municípios que obtiveram notas entre 60 e 79,99 pontos entraram na qualificação II e municípios acima de 80 pontos foram certificados, o que marcou uma conquista para a nossa cidade.

“Essa pontuação demonstra uma grande evolução nas atividades voltadas ao meio ambiente que vêm sendo desenvolvidas no Município, tendo em vista que no ciclo anterior Jales obteve 47,85 pontos. Nós estamos muito felizes com a certificação que nosso município recebeu, subindo tantas posições e se destacando. Este é um fator que nos incentiva a trabalhar ainda mais”, informou a secretária de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra de Lima Gigante.

A cerimônia de premiação foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do Governador Tarcísio de Freitas, a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende e de representantes do DAAE - Departamento Autônomo de Água e Esgotos.

Criado em 2007, o Programa Município VerdeAzul incentiva a eficiência da gestão ambiental, estimulando as prefeituras na execução de políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Os municípios são avaliados de acordo com a medição de diversas diretivas, como Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade.

“Nossa querida Jales está marcada por grandes conquistas nesses últimos três anos e estamos fechando 2023 com chave de outo com mais essa certificação.  O destaque no Programa Município VerdeAzul é algo que deve ser celebrado. Sabemos da importância do cuidado e respeito com o meio ambiente e nossa gestão está comprometida em atuar com excelência neste setor. Aproveito a oportunidade para parabenizar a equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, comandada pela Sandra com eficiência e responsabilidade. Parabéns a todos!”, comemorou o prefeito Luis Henrique Moreira.

meio ambiente 01

Ações como o plantio de centenas de mudas na Matinha do Jacb, entre outras medidas tomadas pela Prefeitura, somaram pontos para que Jales se destacasse em 20º lugar no Programa Município VerdeAzul

meio ambiente 02

Diversas ações da Prefeitura, políticas públicas e desenvolvimento sustentável contribuíram para o destaque de Jales no Programa Município VerdeAzul