Secretaria de Meio Ambiente reforça serviços da coleta seletiva do lixo em Jales

Com objetivo de conscientizar a população em relação à separação correta do lixo orgânico e reciclável, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça a divulgação do serviço de coleta seletiva do lixo reciclável realizada pela Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos (Coopersol) de Jales.

A Secretaria de Meio Ambiente quer fortalecer a coleta seletiva, o trabalho dos cooperados e também capacitar quem ainda não tem o hábito de selecionar seu próprio lixo a estar adotando esta prática, auxiliando assim o meio ambiente, a qualidade de vida e os serviços prestados pela Cooperativa.

O responsável pela administração da Coopersol, Ademir Molina, explica que a população pode contribuir separando o lixo reciclável do lixo orgânico. “A população ajuda muito quando separa certinho seus resíduos. A Coopersol tem um roteiro que toda semana passa por todos os bairros da cidade e, se possível, pedimos para que as pessoas possam deixar o lixo reciclável na rua quando é o dia certo de cada bairro”.

Alumínio, papel, papel branco, papel jornal, papel misto, papelão e garrafas pets são alguns dos materiais recolhidos pela Cooperativa.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Sandra Giganti, a importância da coleta seletiva é a redução dos impactos ambientais, pois a separação correta dos resíduos é também um dos pilares do consumo sustentável. Especificamente sobre a reciclagem, ela destaca que quando os materiais chegam às cooperativas, são separados minunciosamente para serem reaproveitados.

A equipe da Coopersol orienta o morador a acompanhar o calendário da coleta e horários. Desta forma é possível fazer a separação e destinar adequadamente o que pode ser reciclado. “Ao diminuir o descarte inadequado, reduzimos o lixo nas ruas, nas áreas de preservação, em córregos e rios, contribuímos para a preservação ambiental, evitamos a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e de animais peçonhentos e ainda colaboramos com o aumento da renda mensal de 25 cooperados que vivem da reciclagem”, alertou.

Para quem quiser levar o lixo até a Cooperativa e conhecer o trabalho de reciclagem, o endereço é a Rodovia Vicinal Victório Prandi, 767, Córrego do Marimbondo.

coopersol 01

O serviço de coleta seletiva do lixo reciclável é realizado pela Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos (Coopersol) de Jales

coopersol 02