Jales sedia Seminário Regional Família Acolhedora

Jales sedia Seminário Regional Família Acolhedora

Nos dias 10 e 11 de outubro, o Teatro Municipal e a Câmara Municipal de Jales sediaram o Seminário Regional Família Acolhedora realizado pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Fernandópolis, em parceria com a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Escola de Desenvolvimento Social (EDESP).

A cerimônia de abertura contou com a participação da vice-prefeita Marynilda Cavenaghi; do coordenador estadual da CAS - Coordenadoria da Ação Social da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), Itamar Paulo de Souza Junior, que representou o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Gilberto Nascimento, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso; a Diretora Regional da DRADS Fernandópolis, Neusa Vieira; o representante da Escola de Desenvolvimento Social (EDESP) André Lima; o Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Jales Dr. Felipe Bragantini de Lima; a Promotora da Comarca de Fernandópolis, Dra. Laila Honain Pagliuso; a promotora da Comarca de Palmeira D’Oeste, Dra. Renata França Cevidanes; a psicóloga Isabela Defaveri Franquini, do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial do Ministério Público; a psicóloga Tatiana Barile e a assistente social Sara Luvisotto do Instituto Fazendo História.

Participaram ainda membros do Conselho Tutelar, Conselho de Direitos, Organização não Governamentais, Ministério Público do Estado de São Paulo, trabalhadores da Rede Socioassistencial e do Sistema de Garantia de Direitos de 33 municípios da região.

A agente de Desenvolvimento Social, Rosana Cardoso abordou a Contextualização do Serviço de Acolhimento na região da DRADS Fernandópolis. Em seguida, a coordenadora do CRAS de Cardoso, Lidiane Basso e a Psicóloga do CRAS de Pontes Gestal, Silvia R. Cavalini Azeredo Lemos fizeram relatos sobre a importância do Seminário Família Acolhedora para a criança e o adolescente.

O evento contou também com a participação da Promotora de Justiça Dra. Laila Honain Pagliuso, da Comarca de Fernandópolis que apresentou o “Projeto Acolher”, desenvolvido no âmbito do Ministério Público e da psicóloga Isabela Defaveri Franquini, do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial do Ministério Público com o objetivo de contribuir para o fomento da articulação da rede intersetorial no atendimento de crianças e adolescentes, qualificar os serviços de acolhimento e implementar  novos serviços por meio de famílias acolhedoras no Estado de São Paulo. 

A psicóloga Tatiana Barile, que atua há mais de 15 anos na área do acolhimento de crianças e adolescentes, e coordenadora do Programa Formação do Instituto Fazendo História e a assistente social, Sara Luvisotto, coordenadora de Projetos do Instituto Fazendo História; ex-coordenadora do serviço de Família Acolhedora e que trabalha há 15 anos nos Serviços de Alta Complexidade do Sistema Único da Assistência Social também participaram do seminário e destacaram o trabalho do Instituto que apoia crianças e jovens separados de suas famílias para que seja interrompido um ciclo de abandono, ruptura e violência.

No dia 11 de outubro, quarta-feira, o seminário foi realizado na Câmara Municipal onde foi realizada uma abordagem técnica aos assistentes sociais e psicólogos dos 33 municípios participantes do Seminário interessados em implantar o serviço.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso, o Programa Família Acolhedora oferece um lar temporário para crianças ou adolescentes em situação de abandono ou afastados da família. A criança tem de ter os cuidados que um lar proporciona até que retorne para seus laços originais ou vá para adoção.

“Ficamos felizes em acolher este importante evento regional que teve a participação de excelentes profissionais, autoridades do poder judiciário, do Coordenador Estadual da CAS - Coordenadoria da Ação Social da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), Itamar Paulo de Souza Junior e representantes de 33 municípios da nossa região para debater os desafios, avanços e experiências do programa. A troca de informações foi extremamente importante para a implantação do serviço que tem importante papel na vida das crianças e adolescentes que por algum motivo tiveram que ser afastadas do convívio familiar, mas que possuem seus direitos garantidos por lei e devem ser tratados com prioridade absoluta".

Seminário família Acolhedora 01

Autoridades presentes na cerimônia de abertura do Seminário Regional Família Acolhedora no Teatro Municipal

Seminário família Acolhedora 02

Participaram do evento membros do Conselho Tutelar, Conselho de Direitos, Organização não Governamentais, Ministério Público do Estado de São Paulo, trabalhadores da Rede Socioassistencial e do Sistema de Garantia de Direitos de 33 municípios da região

Seminário Família Acolhedora 03 -

A vice-prefeita Marynilda Cavenaghi Nacca falou da importância do acolhimento familiar

Seminário família Acolhedora 04-

A secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso, falou da satisfação de sediar o Seminário na cidade de Jales

Seminário Família Acolhedora 05-

O coordenador estadual da CAS - Coordenadoria da Ação Social da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), Itamar Paulo de Souza Junior, também prestigiou o evento

Seminário Família Acolhedora 06-

A Diretora Regional da DRADS Fernandópolis, Neusa Vieira agradeceu a presença dos participantes

 

Seminário Família Acolhedora 07-

Sara Luvisotto, coordenadora de Projetos do Instituto Fazendo História; o representante da Escola de Desenvolvimento Social (EDESP) André Lima; a Agente de Desenvolvimento Social, Rosana Cardoso; a Diretora Regional da DRADS Fernandópolis, Neusa Vieira; o Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Jales Dr. Felipe Bragantini de Lima; a secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso, a psicóloga Tatiana Barile do Instituto Fazendo História e Odair Borges, representante da Escola de Desenvolvimento Social (EDESP)

Seminário Família Acolhedora 08

A vice-prefeita Marynilda Cavenaghi com a equipe do Seminário Família Acolhedora

Seminário Família Acolhedora 09

O Seminário prosseguiu na quarta-feira, dia 11, na Câmara Municipal, com uma abordagem técnica

Seminário Família Acolhedora 10

Assistentes sociais e psicólogos dos 33 municípios participantes interessados em implantar o serviço lotaram a Câmara Municipal

Saúde
Hospedagem
Lazer
Alimentação
Eventos
Turismo Rural
Fundação
1941
População
47.012
Território
368,574 km²
Clima
Tropical
DDD
17
CEP
15700-000